SOBRE NOSSOS MELHORES MESTRES


Como eu percebi quem eram meus verdadeiros mestres?

Alguns eu chamei sem necessariamente serem de verdade, e percebi que aqueles que o são verdadeiramente não se intitulavam assim, pois a característica unânime é a humildade. É diferente um professor, de um educador, de um mestre, todos ensinam, mas cada um ensina de uma forma diferente, com um sentido especial.

Quanto mais você vai adquirindo conhecimento, mais descobre a profundidade, vastidão, e  como é inatingível chegar a sua totalidade. Reconhece que sabe pouco e que precisa aprender mais. “Só sei que nada sei” foi a frase que demonstrou a sabedoria de Sócrates...

Grandes mestres são exemplos, pessoas que tiramos inspiração... Aqueles que ensinam, e mesmo ensinando o que sabem, possuem consciência de independente de quem for pode aprender algo... Tem noção que são apenas uma gotinha do oceano.
Muito se tornam arrogantes por acharem que sabem muito, mas desconhecemos que não sabemos, e essa noção que faz você ter noção do seu tamanho no mundo.

Meus maiores mestres não se intitulavam assim, eles não precisam desse status para se sentirem como tais, eram grandes por natureza, e o que mais me fez admirá-los é que me despertaram a compreensão que todos nós temos que despertar nossos próprios mestres. Você não precisa recorrer a instrumentos externos, pois esta tudo dentro de você. Você é seu templo, e é dentro de ti esta tudo aquilo que você precisa..

Enquanto não acendermos nosso senso crítico, passarmos a questionar, a tentar nos desemaranharmos do que é dado pela sociedade, e o que somos nós, nos auto-conhecendo não saberemos da nossa força interior, e não seremos responsáveis pelas nossas próprias vidas. Seremos dependentes de algum líder para nos guiar, uma religião para nos dizer sobre o que devemos acreditar, um padre ou pastor para indicar nossos caminhos, reféns de dogmas que absorvemos sem entender que são crenças que não são nossas. Não seremos livres, e liberdade é coisa muito séria.
  
Um dia olharemos para nossa trajetória e descobrir que assim como tivemos pessoas que nos foram  inspiração, também somos ou seremos para outras pessoas. Não é dizendo qual é a melhor forma, ou como deve ser, talvez, apenas pelo nosso próprio exemplo...

Parabéns a cada um dos meus mestres!
 E faço essa reflexão justamente no dia do professor, pois grande parte dos meus mestres eu conheci na escola, faculdade, ou curso que fiz... mas também tive mestres fora desses âmbitos, que não tinham conhecimento acadêmico, mas era dotados de inteligência e de sabedoria.
O meu mais sincero:

Comentários

Postagens mais visitadas