A grande viagem

Curitiba aí vou eu!

Esse post é para contar sobre "A Viagem",  BH x Curitiba, mais de 2 mil kms de distância de ida e volta sozinha com uma Honda PCX. Uma viagem que não só me levou para longe, mas me conduziu mais para dentro de mim mesma. 

"Era finalmente dia 11 de abril de 2019, já estava tudo pronto, folgas concedidas no serviço, moto revisada, óleo trocado, mala arrumada, e somente no dia anterior a sensação de que estava acontecendo veio a se tornar real. Um misto de ansiedade, daquele em que você quer logo que aconteça. 

O despertador tocou e acordei num pulo, fiz o que tinha planejado, ou quase tudo, atrasei poucos minutos, vi o sol nascer, e a gratidão já invadia meu coração, quando rodava na BR ainda em Belo Horizonte me dei conta que esqueci uma coisa muito importante! Não era dinheiro, nem minha CNH ou documento da moto, não era jaqueta, o que não poderia faltar?
Minha joelheira, como em uma viagem longa dessa eu iria sem um equipamento de segurança desses? 
Pois eu voltei, mesmo já estando atrasada, afinal não se tratava de horários, mas de segurança!
Assim com todos meus equipamentos de segurança, jaqueta com proteções da Alpinestar, blusa térmica, joelheira Protork, bota,  luva, e capacete Vector Evo da LS2, engatei estrada a dentro.

"A viagem perfeita não é livre de imprevistos, 
mas impregnada de consciência." 
                                                                                        A Latife


 Dividi a viagem em 2 dias, o primeiro fiquei em SP - Valinhos, com amigos super queridos, o Pedro e a Íris  que foram presentes do motociclismo, apresentados pelo grupo Rota das Montanhas de Santa Teresa - Espírito Santo. 
Foram 630km, já conhecia a estrada e a viagem foi bem tranquila. Realizava paradas periódicas, uma vez que a autonomia da Honda PCX não é muito grande e precisava parar a cada 150 km por precaução. Isso sem contar as paradas dos pedágios que não foram poucas! Sempre mantinha informada algumas pessoas a cada lugar que parava,  que são como "co-pilotas" na viagem.

Não era  a primeira viagem longa que fazia (600km o máximo q tinha rodado em um dia), mas a primeira sozinha, a minha maior até então tinha sido para Capitólio - MG, cerca 280 km de BH - MG. 

A estrada assemelhava-se a um mar de inspiração, diante a tantas belezas e paisagens deslumbrantes, as ondas daquele mar eram as curvas, um vai e vem que fica guardado na memória do seu corpo e mesmo parado você sente o movimento... A contemplação da natureza e a gratidão pela vida eram imensuráveis, e rodando eu sentia em cada poro do meu corpo que eu nasci para ser livre.

Para registrar tantas reflexões e detalhes soprados aos ouvidos tinha vontade de parar e pegar meu caderninho para escrever, pensei numa tecnologia que solucionaria essa questão, um gravador dentro do capacete para não perder nenhuma inspiração, será que existe? 
Para tirar foto na estrada, como foi difícil! Primeira coisa a ser superada era o medo de parar  sozinha na estrada no acostamento, segundo era a sensação que o vento do caminhão  que passava ao lado poderia levar junto a moto, rsrs! Mas eu fui lá, superei os medos e registrei aquele cenário.
                                  

No segundo dia,  eu já não conhecia o caminho, e o GPS offline não foi muito preciso, preferi perguntar nos postos onde abastecia e nas paradas nos pedágios, resultado, peguei o caminho mais longo! Sem problemas pra quem quer curtir a estrada.

Vamos falar de outra coisa que não combina na estrada... Sono!
Apesar da estrada e as paisagens serem lindas, chega uma hora que cansa, se torna monótono, eu sentia uma preguiça indescritível, só queria fechar os olhos por alguns segundos, mas sem chance disso acontecer, tive que me virar nos trinta, além do cafézinho, mascar chiclete, comecei cantar, a falar sozinha, e quando nada disso adiantou, eu olhava pra letras da placa do veículo mais próximo e começava a formar palavras! Isso é a criatividade sendo usada por necessidade.rs
Qual a tática que você usa para espantar o sono na estrada? 

Quando viajamos paramos para dar aquela esticada e fazer um coffe break, mas se você somar os gastos de cada paradinha de lanche, não fica barato heim!  E em uma viagem longa, quase sempre, cada parada significa um café. Foi aí que descobri um lugar ótimo pra isso sem pagar! Sabe essas paradas SOS usuário que tem na estrada? Descobri café, e água de graça,  e pessoas receptivas, fica a dica! ;)

Quando cheguei em Curitiba, tive uma sensação que percorria todo meu corpo, como se fosse uma espécie de anestesia, não era a primeira vez que estava tomada por uma sensação que denomino como estar embriagada de alegria. Não era necessário nenhuma gota de álcool para alcançar aquela sensação, era só me deixar invadir pela energia de alegria que emanava...

Essa viagem aconteceu por uma fada madrinha, a Evelyn Milani, pessoa inspiradora! Além de me receber tão bem,  ela me apresentou a um dos cursos mais incríveis que já fiz: Curso de Hipnose Clínica, ministrado pelo David Bitterman e Ronado Franco, pelo Instituto Brasileiro de Hipnose e Terapias - IBHT
Foi um final de semana que fiquei  imersa em novos conhecimento e aprendizados.  Ainda deu tempo de conhecer um pouco das belezas dessa cidade tão bonita.  Conheci pessoas, lugares, e deu até pra  sair com os novos amigos!


A viagem foi um sonho realizado, e me fez relembrar que a magia de contos de fadas não se tratam de príncipes e princesas, mas da realização de um sonho!

Gratidão a todos que acreditaram que era capaz!

P.S: A graça de quebrar paradigmas é ir lá e provar o contrário.
A pessoa dizer: "Você não pode", você não fala nada, e aí mostra que você só não pode fazer, como foi lá e fez! 

Acredite em você! 

Siga sempre em frente, e se for pra ir atrás, que seja apenas dos seus sonhos!"



Leia esse relato ainda mais detalhado em:

 https://viagemdemoto.com/sul-do-brasil/4179-viagem-de-bh-a-curitiba-com-uma-pcx

Comentários

  1. Excelente texto, tão detalhista, pude me sentir vivendo o momento. Não sei, mas começo a me imaginar fazendo algo semelhante algum dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem coisa mais satisfatória do que ler isso, obrigada fico bem feliz! Quem sabe esse algum dia nem esta tão longe?rs Se é real na sua mente, pode ser acontecer. :)

      Excluir
  2. Que show, que show, que show!

    E ai tem mais postes da viagem saindo ou parou por aqui...


    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito shows virão por aí!rsrs
      O problema, ou vantagem de estrada, (depende do ponto de vista) é isso, quando mais vc roda, mais quer explorar!
      Só estou aquecendo pra esse ano! =D

      Excluir
  3. Muito legal,amei suas histórias e seus Conselhos, quero ler cada vez mais seu blog com suas experiência,e adimirar ainda mais essa pessoa maravilhosa que você é!!😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que lindo! Fico realmente feliz em saber disso! Obrigada por esse carinho! ♥

      Excluir
  4. Que legal @latife parabéns! Que esta seja a primeira longa viagem de muitas! Muita saúde e alegrias pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim seja! Amém! Agora quero o mundo!rss E que sempre tenhámos saúde e alegrias para dar e vender! =)

      Excluir
  5. Parabéns Latife, não sabia dessa sua peripécia no Exclusive Motofest por isso não comentei. Está de Parabéns como muitas e muitos outros que buscam a liberdade e a quebra de paradigmas na estrada. Texto ficou muito legal, curti a leitura e espero suas novas viagens. Bora rodar!

    ResponderExcluir
  6. Rsrs, Obrigada!
    Exatamente! Liberdade para ser quem se é, mesmo que seja fora dos paradigmas estabelecidos.
    Bora rodar! :) Há muita estrada por aí!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo texto, imaginei cada cena com precisão. Continue viajando e escrevendo com tantos detalhes e emoção; tenho certeza que os leitores se sentem fazendo parte de tudo isso!

    ResponderExcluir
  8. Fico muito satisfeita em saber disso, assim quem lê pode viajar junto comigo! E que hajam muitas viagens!rs
    =)

    ResponderExcluir
  9. Eu amooooooo suas redações e poemas desde a época de Colégio. Você escreve com tesão sabe.. Tem prazer total em cada palavra escrita. Impecável!
    Amiga, você é incrível, te amo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a felicidade de ter um amigo de infância, que me conheceu quando eu nem imaginava o q iria me tornar e quem eu seria agora.rss Obrigada pelas palavras! Te amo BBFF! TMJ

      Excluir
  10. Querida A.Latife, adorei seu texto. Gosto de dizer que o mais difícil de uma longa viagem é o primeiro quilômetro. Na medida em que você vaimais longe as distâncias vão ficando cada vez menores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Concordo contigo... muita das vezes o primeiro passo é o que nos tira da zona de conforto e é o mais difícil...
      Que assim seja! Que venham mais viagens longas.

      Excluir
  11. Amei seu texto, me deu vontade de viajar também, parabens

    ResponderExcluir
  12. belas palavras, essa sensação de liberdade, do vento batendo no rosto é maravilhosa, e sabendo que o importante é viver e não se importar com os comentários dos desocupados. sabemos da nossa limitações e onde queremos chegar.
    sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Exatamente... O importante é viver a nossa maneira. Vejo os desocupados como pessoas que não acreditam nelas mesmas, e por isso incapazes de acreditar em outra pessoa!
      Sucesso para nós!

      Excluir
  13. Que mágico! Admiro muito esse misto de menina e mulher em você Latife, amei o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Bruninha, obrigada! Sou essas duas metades que andam juntas, doçura de menina e força de mulher!
      Quero te ver escrevendo também! <3

      Excluir
  14. Muito bom Alice, o leitor realmente consegue sentir um pouco da sua emoção através de suas palavras! Parabéns, continue forte acreditando em seu proposito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que se identificou!rs Grata pelas palavras! E que possamos cada vez mais lutar pelos nossos propósitos e ideais! (:

      Excluir
  15. Mulher de coragem e humildade! E quanta consciência... Fico pensando se eu voltaria para buscar a joelheira... Mas seu relato certamente me conscientizou!
    Que palavras incríveis, inspiradas e poéticas...
    Um brinde à sua bravura e doçura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras! 😍 Acredito que temos que ouvir quando a consciência nos fala,assim como intuição.
      Tim tim!

      Excluir
  16. Saúde & Paz. Ótimo relato. E parabéns pela coragem. Dizem que o primeiro passo é o mais difícil...e com certeza; Você já o deu!! Agora é sempre pra frente. Sucesso e boas aceleradas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras!
      Dizem que a vida precisa de coragem, mas aprendi que esse sentimento não é ausência de medo e sim ir mesmo assim. Bora acelerar sempre em frente, há muita vida esperando ser vivida!

      Excluir
  17. Que top, consegui sentir muitas emoções com cada relato, me inspirou....
    Estou me organizando para fazer uma viajem de moto com meu esposo em breve e adorei as dicas, com certeza estarei te acompanhando por aqui e pelo instagram.
    Te desejo tudo de bom e que sejamos felizes a cada acelerada ;-)

    ResponderExcluir
  18. Me abro em um sorriso quando a pessoa sente aquilo que descrevo:D Desejo um viagem inesquecível, e que você sinta o vento nos rosto e a liberdade te abraçar. Obrigada pelos votos, que você sejam muito felizes e quem sabe nos encontramos pelas estradas da vida?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas