O que não te contaram...

O bicho papão existe na vida adulta

Sabe aquelas histórias de monstros que aparecem quando se está no escuro? Não eram simples histórias para assustar crianças...
 Independente da idade, condição financeira, credo ou religião esses fantasmas podem atormentar...
 Aparecem em momentos escuros, em dias nublados quando a Luz não predomina e a solução mágica infantil de se esconder debaixo das cobertas, ao invés de nos proteger desse bicho papão, nos afoga mais em sua energia densa. 
Ele não tem medo de barulho, seu ponto fraco não é água, ele tem aversão a Luz e se combate com boas energias.

Quando esse monstro aparece, ele aterroriza tanto que pode acontecer de você paralisar, demorar para identificá-lo, ou já conviver tanto tempo com ele que nem se lembra como eram seus dias sem sua presença.  Ele suga suas energias, contamina seus pensamentos, pesa o ambiente.

Ele tem nome: DEPRESSÃO
Quando se convive com esse monstro é como se tivesse uma parte dormente do seu ser, porque seus sentidos deixam de ser aguçados a não ser para apatia e tristeza. As pequenas coisas e prazeres da vida perdem seu encanto, aquilo que você adorava fazer já não faz você se sentir bem e assim os dias da sua vida vão se arrastando e ele não vai embora do seu lado aonde quer que você esteja...
Tristeza e depressão são coisas diferentes, se distinguem no grau de intensidade e duração.  Independente do que seja, é preciso acolher seu sentimento, ele é seu e somente você pode fazer isso. Só então é possível se libertar do teu monstro, primeiro o reconhecendo, não reprimindo ou ignorando, percebendo que ele não é da tua natureza, voltando a fazer coisas que você gosta, não as que agradam ele.
Andando pelo centro de Belo Horizonte - Minas Gerais me deparo com esse grafite na Rua São Paulo.
Um convite para enxergar seus monstros internos de outra forma. Você quer viver sem sua presença, mas às vezes ele também quer se libertar, o ajude, deixe ele ir embora, eles preferem ficar entre eles!
Assim a vida fica bem mais leve.

Tem gente que acredita que depressão é uma doença da moda...  Será coisa de gente preguiçosa?


Sabe o que eu penso?

Vivemos em uma sociedade doente, com valores invertidos, que nos molda para sermos ansiosos, para consumir, para não pensar e reproduzir. Como ser normal? 
A modernidade trouxe não somente benefícios, mas fortes efeitos colaterais que agem diretamente na sua saúde mental.
Precisamos falar sobre isso, afinal isso não é de outro mundo. 
Depressão não é charminho ou luxo, é doença e têm que tratar com a seriedade da qual precisa.
Você deve encarar, contar para alguém de confiança, pedir ajuda, ir a terapia e psiquiatra, passar a cuidar melhor de si mesmo.
 Uma vez que se diagnostica depressão, é preciso lutar para esse monstro não sair de controle e te devorar. Assim você se mantém vigilante e cuida da sua saúde, não só física, mas mental e emocional. 
 Setembro amarelo nos lembra de combater a depressão e suicídio, mais auto-cuidado é algo diário.

Em algum momento ou outro precisamos de ajuda, não devemos ter vergonha.

A vida é como uma montanha russa, você sabe quando esta em cima, mas não sabe quando estará embaixo. Estenda a mão ao próximo! Um dia pode ser que você precise.
Faça o bem sem olhar a quem, o Universo diz Amém!

 Não somos assim tão diferentes uns dos outros, mas por algum motivo ou outro queremos esconder que sofremos. Ninguém precisa suportar esse fardo sozinho, é necessário pedir ajuda para lutar e se libertar desse monstro. 
Você dá conta de vencer essa guerra, chega desse monstro viver da sua alegria, declare independência!
Acredite que é possível, mesmo sendo difícil, porque por mais escura que seja a sensação a Luz da vida é mais forte! 


Sempre vale a pena viver!

Comentários

  1. Que séria e boa explanação sobre a depressão. Nos faz entender a gravidade dessa doença e que não devemos tratar com banalidade.

    Parabéns Latife.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Vejo que qualquer tipo de sofrimento é um alerta para nos cuidarmos... Depressão é coisa seria, e mais normal do que a gente imagina. A gente nunca imagina pelo o que o outro esta passando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas