Quando comecei a andar de moto...

Por que antes de realizarmos grandes feitos em nossas vidas temos medo? 
Você se lembra da sensação da primeira vez que andou de bicicleta? Que deu o primeiro beijo? Ou quando andou de montanha russa?


É normal ter medo do desconhecido, mas saiba que é nesse momento você se encontra na zona de crescimento pessoal, até certo ponto é saudável, pois serve como alerta, o problema é  esse sentimento te paralisar.

Quero andar de moto e agora?
Quando decidi tirar carteira B, enfrentei o desincentivo, quando fui fazer aulas na motoescola encarei o medo da  minha falta de habilidade me derrubar.
Fui fazer exame e guardei segredo. Segurei a ansiedade e depois a notícia que passei me fez querer gritar pro mundo inteiro.
Quando recebi a permissão de dirigir percebi que ensaiei para um teatro e apresentei com maestria, mas no cenário da vida real nas ruas de uma capital não tinha opção de errar.

Primeiro desafio:  acreditar que conseguiria.
Comecei aos poucos, andava nos finais de semana, mas me via inventando desculpas para não pegar moto, me obrigava a ir, mesmo com as mãos suando de nervosismo.
E assim foi um dia após o outro. O frio na barriga inicial culminava em um prazer de ter me enfrentado. Sim, para ter a moto do meu lado foi uma necessário me superar. Quando percebi já não era só domingo, já eram novos roteiros. Veio a primeira chuva, aquela adrenalina e emoção. Depois o primeiro tombinho, a primeira chuva de granizo e ventania, a moto passou a ser uma companheira de aventuras e enfrentávamos vários obstáculos juntas. Ela me ensinou a ter mais autoconfiança e passou a ser minha terapia. Nas fases difíceis ela se tornava a melhor parte do meu dia, pois ao pilotar me sentia em meu lugar. 

Sobre as pessoas que te ajudam no caminho...
Eu tenho gratidão por ter tido alguém para me apoiar e me ensinar a andar na rua de moto, afinal o ensaio para fazer o exame de moto numa espaço fechado não se parecia nada com a vida real!
Mas nem todo mundo conta com essa sorte, é necessário então buscar outras maneiras, e sempre estar procurando aprender mais, afinal não dá para brincar no trânsito e subestimar a moto.

Aprimorando técnicas que melhoram a pilotagem e que podem salvar sua vida
Para quem está começando a andar de moto e as pessoas que sabem que precisam melhorar, tanto na direção defensiva, como na forma de conduzir saiba que há pessoas que podem te ajudar nesse caminho! 
Mesmo já andando algum tempo e com experiência na estrada sabia que precisava  refinar algumas técnicas.  Afinal quando não há alguém para apontar o erro ou te ajudar a fazer do modo correto, como se pode melhorar? 
Foi assim quando conheci o Leo Pereira, com jeito direto e didático me passou conteúdo e dicas importantes através do seu Curso de Condução e Boas práticas. Coisas que pareciam óbvias, mas que não fazemos do modo correto, simplesmente porque não te ensinam isso. Ele ajustou o guidão, o posicionamento dos retrovisores, as manetes de freio,  e assim pude ter a posição correta de pilotar, que diferença!
Não fazia ideia que não sabia o modo correto de freiar, parece tão óbvio não é? Mas não é. Contra-esterço é uma técnica que fazemos naturalmente, já sabia a teoria, mas fazer com consciência me embolava a mente, e agora já consigo fazer isso! Leo me passou segurança. E só consegui isso, porque tive oportunidade de ter alguém para me ensinar, obrigada por isso!!!
 Minha prima fez comigo o curso de condução segura e dicas de pilotagem, conheça a história e opinião dela:

"Em 28/09/2009 tirei minha habilitação para categoria A, fui criticada por várias pessoas devido as certas crenças de que moto não é para mulher, escutei tantas coisas que me deixei levar por aquela onda e esqueci do meu proposito. No ano seguinte resolvi buscar a habilitação na categoria B, fui aprovada e logo logo já estava andando de carro, ao passar dos anos fui percebendo como o mercado de moto vinha crescendo para mulheres. Em 2019 resolvi comprar uma moto "scooter" e graças a Deus contei com uma grande incentivadora, minha queria prima que sempre tão disponível me ajudou com tudo. Assim que comprei a moto logo identifiquei a falta de habilidade, afinal tinha se passado muitos anos. A falta de execução me deixou bem assusta, por ser uma iniciante no ramo. Ao longo da primeira semana aparece minha querida incentivadora,  convidando para participar de um treinamento de direção defensiva ministrado pelo Leo. Foi ele quem assessorou nas compras dos equipamentos de segurança, logo pensei "esse treinamento será ótimo". 
Chega o final de semana e vou eu para o treinamento, toda animada para deixar de lado aquelas crenças malditas. Leo como sempre muito atencioso e com uma didática maravilhosa para ensinar cada detalhe, o treinamento foi em uma espaço no aeroporto do Carlos Prates, lugar aconchegante onde combina com aquilo que foi desenvolvido durante o todo o treinamento, Adriana forneceu uma lanche maravilhosoooo pra gente, depois de ter aprendido a teoria no treinamento, fomos aplicar, afinal esperamos muito por esse momento, percebi tanta coisa incorreta que estava fazendo e o Leo conseguiu reverter tudo aquilo. Aprendemos desde do ajustes dos freios até como virar em uma curva. Só tenho que agradecerpelo treinamento, para uma mulher iniciante que tinha muitas dúvidas, vocês conseguiram suprir todos esses pontos. Deixo aqui o meu muito obrigada.Que vocês continuem ajudando todos aquelas mulheres que tenham medo de ser feliz. Abração." Luana Melo

O que eu venho te dizer é, sua segurança vale a pena!
Temos que estar sempre melhorando, e se tratando de trânsito direção defensiva e pilotagem segura pode salvar sua vida!!!  

Não se contente com a bagagem que você têm hoje, conhecimento não pesa, experiência não perde validade.
Busque conhecer mais, aprenda com que sabe! Invista em você!

Fica minha sincera recomendação

Conheça mais:
TCC - Um novo conceito e olhar sobre a arte de pilotar.

Comentários

Postagens mais visitadas